LEIGOS CARMELITAS DE MADRE ASSUNÇÃO BAIRRO DE COOP – MAPUTO – MOÇAMBIQUE

Carta de apresentação do grupo dos jovens leigos Carmelitas de Madre Asuncion Soler Gimeno

Esta breve carta de apresentação tem como intuito dar a conhecer a Congregação das Irmãs Carmelitas do Sagrado Coração de Jesus a existência de um grupo de jovens leigos que intencionam ardentemente abraçar o laicato carmelita sob a espiritualidade e olhar do carisma da congregação supracitada. 

Impelidos pelo Espírito Santo, no dia 15 de Outubro de 2017, data em que a Igreja celebra a festa de Santa Teresa de Ávila (que acreditamos ser ela nossa inspiradora e patrona), apresentamo-nos as irmãs carmelitas locais de Coop-Maputo e expomos o nosso desejo de pertença á congregação. No entanto, mais do que um desejo de pertença, vários motivos serviram de marco decisivo para a nossa aproximação as mesmas e, dentre os vários motivos expõem-se os seguintes factos: Diante da realidade vivida neste momento da história, onde o progresso da ciência e da técnica está cada vez mais rápido, onde a cada dia surgem novos problemas económicos, políticos e, sobretudo sociais, e onde o imediatismo está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, há uma grande necessidade de actuação da Igreja, especialmente dos cristãos leigos, para discutir os questionamentos actuais da sociedade à luz da fé, do evangelho, da oração e sobretudo do silêncio. E ainda nasceram as seguintes questões: Diante de todo este cenário, como a Igreja poderá ter voz activa na sociedade, se o número de homens vocacionados ao sacerdócio, por exemplo, está a cada dia menor, e os párocos e as congregações religiosas estão cada vez mais sobrecarregados com as actividades que já exercem?

Não tendo uma resposta definitiva e já conhecendo o ideal carmelitano (como ex-formandos carmelitas da ordem da antiga observância), sentimos mais uma vez a vocação de servir a Deus através do laicato carmelita sob estilo da Madre Asuncion Soler com o seu lema que nos propõe a “buscar a glória de Deus em todo tempo, lugar e missão” e também motivados sob o ideal da nossa patrona Santa Teresa de Ávila que nos diz que “serão mais felizes as vidas que se deixarem consumir pelo serviço da igreja”. 

Assim como todos os leigos da família carmelita, o nosso objectivo quer fundamentar-se num referencial que possa permitir vivenciar de perto a espiritualidade, o carisma e a missão da família carmelitana, e aquele chamado de viver em obséquio de Jesus Cristo orante meditando dia e noite na lei do senhor.

Neste preciso momento, o grupo é composto por quatro membros com suas funções respectivamente: Abassaly Ramos (Responsável do grupo), Francisco Albano (tesoureiro), Juvêncio Horácio (secretário) e Humberto Paulo (adjunto responsável). E ainda, foi indicada a irmã Victoria Kimeu como a coordenadora e motivadora do grupo.

O nosso desejo é que mais membros façam parte desta rede de Deus, as nossas expectativas são maiores porém, nada pode-se fazer sem o auxílio do espírito santo. Portanto, queremos que a luz deste mesmo espírito, possamos ser iluminados a exemplo das primeiras comunidades. 

Sem mais delongas, despedimo-nos com saudações fraternais e esperamos ter espremido a nossa humilde e real motivação.

Deja un comentario